"tudo sobre cinema, rock and roll, e cultura.

Anos dourados de Hollywood!

Se você acha que o sonho Americano não acabou, entre aqui e relembre como a vida era maravilhosa, em anos incríveis ouvindo Joe Cocker cantando “A Little Help From My Friends”. Pois o sonho não acabou enquanto você lembrar como era bom tomar um wiskey em um bar de blues no frio do inverno, fumando um Marllboro, ouvindo os trens lá na ferrovia.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

The Breakfast Club-"O Club dos Cinco"

Sinopse

O enredo segue cinco alunos na fictícia Shermer High School, em Shermer, Illinois escrevendo o relatório que pede a detenção de sábado em 24 de março de 1984. Apesar de não serem completos estranhos, os cinco adolescentes são de diferentes grupos sociais.
Os cinco estudantes, que parecem ter nada em comum à primeira vista, se reúnem na biblioteca da escola, onde são vigiados e ordenados a não falar ou se mover a partir de seus lugares até a principal antagonista, Richard Vernon (Paul Gleason). Eles devem permanecer por um período de oito horas e 54 minutos. Ele manda aos alunos escreverem um texto de 1.000 palavras (em que cada aluno deverá escrever sobre o que ele ou ela pensa que o outro é) e depois deixa-los na maior parte sem supervisão, voltando apenas ocasionalmente para verificar-los. Bender, que tem uma relação particularmente negativa com o Sr. Vernon, ignora as regras e maltrata os outros estudantes; zombando de Brian e Andrew, e cometendo assédio sexual com Claire. Allison permanece estranhamente quieto.
Os alunos passam as horas em uma variedade de maneiras. Aos poucos, eles se abrem uns aos outros e revelam seus segredos internos (por exemplo, Allison é uma mentirosa compulsiva, Bender vem de um lar abusivo e Brian e Claire se envergonham de sua virgindade). Eles também descobrem que todos eles têm relações tensas com os pais e têm medo de cometer os mesmos erros que os adultos à sua volta. No entanto, apesar dessas amizades em desenvolvimento os alunos estão com medo que uma vez que a detenção acabe, eles retornarão a seus problemas antigos.
A pedido e do consenso entre os alunos, Brian é convidado a escrever o texto pedido pelo Sr. Vernon (o assunto era para cada aluno detalhar "quem você pensa que é"). Brian faz isso, mas em vez de escrever sobre o tema real, ele escreve uma carta muito motivadora que é, em essência, o ponto principal da história. Ele assina o ensaio como "The Breakfast Club" e deixa na mesa do Sr. Vernon para ele ler quando eles saissem da detenção. Existem duas versões desta carta, uma lida no início e outra no final, que são ligeiramente diferentes.
A carta de início é o seguinte:
Brian Johnson (apesar de que é desconhecido até o momento): sábado, 24 mar 1984. Shermer High School, Shermer, Illinois. 60062.
Caro Sr. Vernon, aceitamos o fato de que nós tivemos que sacrificar um sábado inteiro na detenção de tudo o que foi que fiz de errado ... e o que fizemos foi errado, mas acho que você está louco para nos fazer escrever este texto dizendo-lhe o que pensamos de nós mesmos. Que te importa? Você nos enxerga como você deseja nos enxergar ... Em termos mais simples e com definições mais convenientes. Você nos enxerga como um cérebro, um atleta, um caso perdido, uma princesa e um criminoso. Correto? Essa é a maneira que nós víamos, às sete horas desta manhã. Passamos por uma lavagem cerebral.

A carta final é a seguinte:
Brian Johnson:: Caro Sr. Vernon, aceitamos o fato de que nós tivemos que sacrificar um sábado inteiro na detenção, o que foi que fizemos de errado ... mas acho que você está louco para nos fazer escrever um texto dizendo o que nós pensamos de nós mesmos. Você nos enxerga como você deseja nos enxergar ... Em termos mais simples e com as definições mais convenientes. Mas o que descobrimos é que cada um de nós é um cérebro ...
Andrew Clark: ... e um atleta ...
Allison Reynolds: ... e um caso perdido ...
Claire Standish: ... uma princesa ...
John Bender: ... e um criminoso ...
Brian Johnson: Isso responde a sua pergunta? Sinceramente, a Breakfast Club.
Curiosidades

* O roteiro do filme foi escrito em apenas dois dias por John Hughes: 4 a 5 de julho de 1982.
* A mãe e a irmã mais moça de Anthony Michael Hall na vida real fizeram os papéis de mãe e irmã do personagem do ator.
* A cena em que os personagens sentam em círculo no chão da biblioteca e contam as razões de seu castigo, não tinha falas no roteiro e o diretor autorizou os atores que falasse o que quisessem.
* Judd Nelson quase foi mandado embora das filmagens pelo diretor John Hughes por causa de suas atitudes negativas em relação à Molly Ringwald fora das filmagens, mas foi convencido por Paul Gleason a mantê-lo no filme.
* Foi pensada a possibilidade de realizar seqüências do filme a cada dez anos, onde os personagens se reencontrariam, mas isso acabou nunca acontecendo.
* O filme "Secrets" (1992) dirigido por Michael Pattinson, ganhou o título no Brasil de "Clube dos Cinco 2", mas não tem nenhuma relação com "The Breakfast Club".
Tributos

Em 2005, a MTV anunciou que o filme seria premiado com o "Silver Bucket of Excellence Award" em homenagem ao aniversário de 20 anos no MTV Movie Awards.[1] Para coincidir com o evento, a MTV tentou reunir o elenco original. Sheedy, Ringwald e Hall apareceram juntos no palco com John Kapelos na platéia; Gleason deu pessoalmente o prêmio ao seus ex-colegas de elenco.[2] Estevez não pôde comparecer ao encontro por causa de outros compromissos e Nelson apareceu mais cedo no show, mas saiu antes da reunião no palco por razões desconhecidas, o que levou Hall a brincar que os dois estavam "na África, com Dave Chappelle". A banda Pop-punk Yellowcard tocou uma versão do hino do filme, "Don't You (Forget About Me)". Esse show foi gravado em 28 de Maio de 2005 e exibido em 9 de Junho, o vídeo da apresentação pode ser encontrado no Youtube.
Em Março de 2010 na 82ª Cerimônia do Oscar, Sheedy, Hall, Ringwald e Nelson apareceram em um tributo a John Hughes[3], junto com outros atores que trabalharam com Hughes[4], incluindo Jon Cryer de Pretty in Pink, Matthew Broderick de Ferris Bueller's Day Off e Macaulay Culkin de Home Alone, Home Alone 2: Lost in New York e Uncle Buck.
Em Setembro de 2010, o elenco se reuniu em um evento em Nova York para relembrar o diretor John Hughes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário